Ipiaú celebra cultura e literatura com 1ª FLICEN e Sarau do Coletivo no último fim de semana



Ipiaú viveu um fim de semana marcado pela arte e pela cultura. Aconteceu na Praça Antônio Linhares, no centro da cidade, a 1ª edição da FLICEN – Feira Literária e Cultural Euclides Neto – em conjunto com mais uma edição do tradicional Sarau do Coletivo. Os eventos foram promovidos pela Casa da Cultura de Ipiaú em parceria com instituições locais.

A programação, que se estendeu até o domingo (1º), foi diversificada e envolveu desde manifestações folclóricas, como as apresentações do Boi Estrela e da Mulinha de Ouro, até uma exposição de artes plásticas com obras de artesãos da região. O público também pôde prestigiar o show do cantor Xôxo Gota Serena.


No encerramento, o destaque foi o recital de poesia seguido por uma roda de conversa que reuniu pensadores e ativistas culturais do município. O tema em debate foi “Os Desafios da Cultura Ipiauense no Centenário de Euclides Neto”, uma homenagem ao escritor e jurista que dá nome à feira.

A FLICEN e o Sarau reforçam o papel de Ipiaú como um importante polo cultural do interior baiano. Desde os anos 1970, o município se destaca por movimentos que fomentam a produção artística e fortalecem a identidade cultural local.